quinta-feira, 30 de junho de 2016

Compartilhe

top-10

Para continuar a série de textos com as listas dos dez melhores jogadores da liga em cada posições, hoje é a vez de falarmos sobre os Safeties. Um bom jogador da posição deve fazer um bom trabalho na defesa contra o passe e corrida, ter força, velocidade e saber se posicionar no campo. Antes de comentar, elogiar ou criticar lembre-se que o critério foi uma soma da CARREIRA com o MOMENTO ATUAL vivido pelos jogadores e a lista traz uma opinião, então não é uma verdade absoluta e todos são livres para discordar. Calouros na temporada passada não entram na lista, pois, em nosso julgamento, um ano na NFL é muito pouco para colocar um jogador entre os dez melhores da posição.

LEIA MAIS: TOP 10 – Tight End
LEIA MAIS: TOP 10 – Linebackers

10º) T.J. Ward – Denver Broncos

tj-ward-broncos

Quando chegou à NFL com o Cleveland Browns, T.J. Ward rapidamente se destacou e impressionou os fãs do futebol americano. Com uma temporada de calouro sensacional, foi se colocando aos poucos entre os melhores da posição. Desde quando se transferiu para o Denver Broncos, não conseguiu repetir as atuações de encher os olhos, mas nem por isso deixou de ser um dos ótimos nomes da posição e ser peça chave na defesa da equipe. Escolhido para o Pro Bowl em 2013 e 2014, conseguiu levantar o troféu do Super Bowl 50 na temporada passada e agora, com a saída de alguns jogadores importantes, será mais exigido e terá que carregar a pressão de ser o atual campeão da liga. Chegando perto dos 30 anos, já são duas temporadas seguidas longe dos 90 Tackles, o que para muitos SSs é uma rotina, mas, em compensação, foram 2 Sacks em cada um dos últimos dois anos.

9º) Eric Weddle – Baltimore Ravens

eric weddle ravens top 10

Por algum tempo, Eric Weddle foi considerado o melhor da NFL em sua posição. Líder da liga em INTs em 2011, ele tem uma das carreiras mais sólidas e regulares entre os nomes dessa lista e usa toda sua inteligência, experiência e agressividade para grudar nos recebedores. Recém chegado no Baltimore Ravens após anos espetaculares com o San Diego Chargers, Weddle não vem de uma grande temporada e levanta dúvidas sobre sua condição nos próximos anos. Indo para a 10ª temporada como profissional, está a apenas 150 Tackles de chegar a incrível marca de 1.000, algo extremamente relevante se tratando de um Safety. Além disso, continua firme na marcação dos recebedores adversários, mesmo não conseguindo produzir o mesmo número de INTs que conseguia em anos anteriores. Escolhido para o Pro Bowl três vezes e para o All-Pro Team em duas oportunidades, Weddle é constantemente lembrado em discussões sobre os melhores da posição e não poderia ser diferente aqui.

8º) Reshad Jones – Miami Dolphins

reshad-jones-dolphins

Desde 2010 na NFL, Reshad Jones nunca teve o destaque que merecia, mas depois do que fez dentro de campo na temporada passada é impossível deixá-lo de fora de qualquer lista de melhores da posição. Ele teve atuações fantásticas no ano passado, se colocou de vez entre os principais nomes, mas, injustamente, não foi eleito para o All-Pro Team. Foram 135 Tackles (maior número entre os Safeties), 2 Sacks, 10 passes desviados, 5 INTs e ainda 2 TDs anotados, números que o colocaram pela primeira vez no Pro Bowl. Além da incrível temporada no ano passado, Jones vem evoluindo bastante desde 2012, quando foi eleito para o All-Pro Team, e a cada ano se tornando o grande líder da defesa do Miami Dolphins, que precisa contar com ele para derrubar os atletas adversários que passam pelo combalido setor de defesa da franquia.

7º) Malcolm Jenkins – Philadelphia Eagles

Malcolm-Jenkins top 10 eagles

Com uma carreira construída junto ao New Orleans Saints, Malcolm Jenkins chegou ao Philadelphia Eagles e vem dos dois melhores de sua carreira. Com 28 anos de idade, ele tem o título do Super Bowl XLIV no currículo e uma participação no Pro Bowl do ano passado. Quando muitos já achavam que não tinha como subir de nível, Jenkins provou sua evolução em 2014, quando somou 15 passes desviados e 3 INTs na temporada. Porém, conseguiu se sair ainda melhor no ano passado, onde passou dos 100 Tackles pela primeira vez na carreira, teve 10 passes desviados, 2 INTs e ainda 3 Fumbles forçados, simplesmente completo contra a corrida e jogo aéreo do adversário. Sem muito destaque entre os fãs do futebol americano, ele precisa ser colocado entre os melhores da posição.

6º) Devin McCourty – New England Patriots

mccourty-top-10

Escolha de primeira rodada do New England Patriots em 2010, começou na NFL atuando como CB e teve uma temporada de calouro excelente com  17 passes desviados e 7 INTs. Movido definitivamente para Safety em 2012, continuou sendo uma das peças de confiança na defesa da equipe, mas seus números caíram naturalmente pela troca de posição. Ainda ótimo na marcação de recebedores adversários, ele vem ganhando experiência para melhorar o combate ao jogo terrestre. Por ainda atuar em algumas situações como CB, McCourty não tem os mesmos números incríveis de outros jogadores listados aqui, mas merece destaque pelo trabalho que faz e pode entrar na conversa para ser considerado um dos cinco melhores da posição.

5º) Tyrann Mathieu – Arizona Cardinals

tyrann-mathieu top 10 cardinals

Premiado durante sua carreira na NCAA, Tyrann Mathieu era considerado um dos principais nomes do futebol americano universitário até ser suspenso por uma temporada inteira por uso de drogas. Selecionado na terceira rodada em 2013 pelo Arizona Cardinals, caiu no time certo na hora certa e desde então só vem melhorando em todos os sentidos. Longe dos problemas fora de campo, assumiu a titularidade logo em sua temporada de calouro, vinha impressionando, mas no fim rompeu os ligamentos do joelho esquerdo e ficou fora da reta final. Ele também não atuou em todos os jogos de 2014, assim como no ano passado, quando rompeu os ligamentos do joelho direito e não pôde ajudar o Cardinals na pós-temporada. Atuando também como CB no meio do campo desde que entrou na NFL, seus números são um pouco inflados por isso, mas os 89 Tackles, 17 passes desviados, 5 INTs e vaga no All-Pro Team no ano passado merecem destaque. Mathieu precisa ficar longe das lesões e ficar saudável para finalmente conseguir atuar em uma temporada completa.

4º) Eric Berry – Kansas City Chiefs

eric berry top 10 chiefs

Um dos cinco primeiros atletas selecionado no Draft de 2010, Eric Berry tomou conta da posição no Kansas City Chiefs e desde então vem se firmando com um dos grandes nomes da posição, tanto que foi eleito para o All-Pro Team em 2013 e escolhido para o Pro Bowl em três oportunidades. Porém, em 2014, teve sua temporada interrompida por um câncer, iniciou um tratamento delicado para voltar aos gramados e conseguiu superar a doença antes do início do campeonato do ano passado. Líder da defesa da equipe, voltou voando baixo e teve um dos melhores anos de sua carreira, somando 61 Tackles, 10 passes desviados, 2 INTs e novas escolhas para o Pro Bowl e All-Pro Team, feitos que ficam ainda mais impressionantes quando estamos falando de um atleta que precisou superar um câncer em menos de um ano. Com apenas 27 anos de idade, Berry tem tudo para continuar sendo um dos melhores em sua posição e melhorar cada vez mais.

3º) Kam Chancellor – Seattle Seahawks

chancellor-top-10

Podemos definir Kam Chancellor como um LB jogando como Safety. Desde que assumiu a titularidade na posição em 2011, vem sendo muito dominante e, graças a sua força e velocidade, pode se posicionar perto da linha defensiva para conter corridas. Desde que se tornou profissional, conseguiu forçar Fumbles em todas as suas temporadas na liga, foi escolhido para o Pro Bowl quatro vezes e se firmou como o melhor SS da NFL. Um grande achado do Seattle Seahawks na 5ª rodada em 2010, Chancellor, ao lado de seus companheiros da “Legion of Boom”, ajudou a transformar a secundária do time na melhor da liga. Sua defesa contra o passe, principalmente contra os TEs, precisa ser melhorada e, mesmo com 28 anos, pode evoluir para se tornar ainda mais completo dentro de campo.

2º) Harrison Smith – Minnesota Vikings

harrison smith top 10 vikings

Considerado o melhor Safety da NFL no ano passado, Harrison Smith é dos líderes da jovem defesa do Minnesota Vikings recheada de potencial. Escolha de primeira rodada em 2012, mostrou grande talento desde a primeira temporada como profissional, quando somou mais de 100 Tackles, um Sack, 11 passes desviados, 3 INTs, 2 TDs e ainda forçou um Fumble. Uma lesão na temporada de 2013 tirou Smith de metade do campeonato, mas ele voltou com tudo em 2014 para entrar de vez entre os melhores da posição, graças aos seus 92 Tackles, 9 passes desviados, 3 Sacks e 5 INTs. Excelente na marcação dos recebedores, no combate ao jogo terrestre e até na pressão ao QB adversário, ele é um Safety completo e há duas temporadas seguidas está no All-Pro Team. Ano passado, em 13 partidas, continuou perfeito contra o passe e somou mais 2 INTs  para a carreira.

1º) Earl Thomas – Seattle Seahawks

earl thomas top 10

Earl Thomas é a peça que faz a engrenagem da “Legion of Boom” rodar. Sem ele, dificilmente, a secundária do Seahawks seria o que é hoje em dia. Além de ser perfeito na cobertura, não tem medo de ir para cima e derrubar quem passa pela sua frente, usa toda a sua inteligência para ler os olhos dos QBs adversários, antecipar rotas longas e interceptar passes. Além disso, foi um dos grandes responsáveis por levar a equipe de Seattle ao título do Super Bowl XLVIII. Em sua carreira de seis temporadas na NFL, já são mais de 500 Tackles, 46 passes desviados, 21 INTs e 9 Fumbles forçados, números impressionantes para um Safety, sem contar as 5 vezes que foi ao Pro Bowl e as 3 vezes que foi eleito para o All-Pro Team. Sem sombra de dúvidas, pelo que já conquistou e mostra dentro de campo hoje em dia, Earl Thomas é o melhor da NFL em sua posição.

Compartilhe

Comments are closed.