segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Compartilhe

football

Todo o dourado que estamos vendo nessa temporada em alusão ao Super Bowl 50 também nos faz lembrar que a NFL não é apenas uma liga esportiva, é um grande negócio. E não estamos falando de pouco dinheiro. Um dos principais fatores que alavancam esses valores é a audiência que não para de crescer. Mais audiência significa mais dinheiro da TV, de pacotes de jogos pela internet, de licenciamento de produtos relacionado à liga, dentre outros. Com todo esse apelo, o valor das franquias, suas marcas e estádios explodem. Um dos grandes responsáveis por esse aumento é Rodger Goodell. O comissário é constantemente criticado por sua conduta na disciplina dos jogadores e administração de escândalos, mas na questão dos negócios ninguém tem do que reclamar. Em 2006, quando Goodell assumiu, o time mais valioso da NFL era o Washington Redskins e seus 750 milhões de dólares. Hoje o valor médio de um time da NFL é de 1.97 bilhão de dólares. Um crescimento de 38% somente no último ano. Quem calcula é a revista Forbes. Esse levantamento é feito anualmente e na última edição as 5 franquias mais valiosas são:

 5º – San Francisco 49ers – 2,7 bilhões de dólares

49ers

Se dentro de campo as coisas não vão muito bem, nos negócios o 49ers é um sucesso. A franquia vinha subindo nesse ranking nos últimos anos, mas não tanto quanto nessa última edição. A equipe pulou do 9º para o 5º lugar. Impulsionado pelo seu novo estádio, o valor da franquia subiu de 1.6 para 2.7 bilhões. Esse crescimento de 69% do valor no último ano foi o maior da liga.

4º – New York Giants – 2.8 bilhões de dólares

NFL: New York Giants at Detroit Lions

O Giants contou com um crescimento de 33% em relação ao último ano, que era de 2.1 bilhões, para manter a quarta posição no ranking. Esse crescimento do valor e do faturamento das franquias não é bom apenas para os donos. Os jogadores também acabam sendo beneficiados. Eli Manning, por exemplo, assinou um contrato de 84 milhões de dólares. Esses números sobem junto com o faturamento das equipes, já que com o acordo de coletivo de trabalho os jogadores conquistaram o direito de embolsar pelo menos 47% do faturamento da liga.

3º – Washington Redskins – 2.85 bilhões de dólares

redskins

A franquia da capital americana foi a que menos cresceu no último ano. Estamos falando de “apenas” 19%, passando de 2.4 para 2.85 bilhões de dólares. A equipe enfrenta dificuldade no campo esportivo e, pela terceira vez em cinco temporadas, precisou remover milhares de assentos do FedEx Field devido à queda na procura pelos ingressos. Mesmo enfrentando tempos relativamente difíceis ainda conta com prestígio para se manter entre as gigantes da liga.

2º – New England Patriots – 3.2 bilhões de dólares

patriots

A franquia de Robert Kraft está sempre sob os holofotes, seja pelos 4 Super Bowls que venceu nos últimos 15 anos ou pelos escândalos em que se envolveu no mesmo período. No último ano contou com um crescimento de 23% e uma excelente lucratividade, fruto da conquista do último Super Bowl, passando de 2.6 para 3.2 bilhões de dólares. Além do Gillette Stadium, a equipe conta com o Patriot Place, um centro de compras de 120 mil metros, para gerar dividendos.

1º – Dallas Cowboys – 4 bilhões de dólares

Cowboys

A franquia texana lidera a lista nos últimos 9 anos, mas esse ano não é apenas a mais valiosa da NFL. Esse é disparado o time mais valioso do esporte mundial. Dallas contou com um aumento de 25% no seu valor no último ano, saltando de 3.2 para 4 bilhões de dólares. Com isso a equipe superou o segundo colocado no mundo dos esportes, que é o espanhol Real Madrid, com valor estimado em 3.26 bilhões de dólares. A equipe não vence um Super Bowl há 20 anos, mas isso não é problema para Jerry Jones fazer dinheiro. O AT&T Stadium é o carro chefe dos negócios da franquia, proporcionando a maior média de público da liga e liderando o faturando com eventos não relacionados à NFL. O faturamento com ingressos, patrocínios, concessões, camarotes e eventos não relacionados à liga renderam ao Dallas Cowboys 160% a mais do que no ano anterior.

Compartilhe

Comments are closed.